No mercado gráfico existem diversos papéis e acabamentos para cartões de visita, porém encontrar o ideal para seu negócio requer um conhecimento básico e nomenclaturas que podem te deixar confuso na hora de investir.
Primeiro analise o quanto pode investir, se seu foco é qualidade invista nos melhores acabamentos se seu foco é economia procure um cartão com um acabamento mais simples. Mas cuidado para não sair comprando qualquer cartão sem saber sua funcionalidade, lembre-se o cliente valoriza um bom cartão e bem criativo, quando se trata de um layout limpo e direto e um acabamento mais refinado.
Entenda algumas nomenclaturas/formatos usadas em gráficas que irão facilitar seu pedido:
Tamanho do cartão: - Geralmente usa-se 50x90mm ou 51x91mm (milímetros).
Quantidade - em geral uma média de 50, 100, 250, 500 e 1000 unidades. Lembre-se quanto mais unidades mais barato será o valor unitário, planeje bem antes de pedir para gerar uma economia a longo prazo.
Cores - É a impressão propriamente falando, 4x4, 4x1 e 4x0. Numa linguagem simples, o 4 (Colorido), o 1 (Preto e Branco) e 0 (sem impressão).
Papel - Existem diversos papéis no mercado, deverá sempre consultar a gráfica quais papéis estão disponíveis, em geral é usado o Couchê, Reciclato e o Triplex, recomendamos o Couchê por ser mais flexível e não amassa tanto e possui um bom acabamento para impressão.
Corte - Este define o formato do seu cartão, os formatos básicos para melhor entendimento para o consumidor final é: Corte Reto (Cartão todo quadrado), Bordas arredondadas (Sem quinas) e Corte Personalizado (O corte acompanha a arte ou desenho de corte feito pelo seu designer).
Acabamento - Este já define bem o valor final, segue alguns mais indicados:
Verniz Total ou UV Total: É uma camada de laminação plastificada que pode ser usado tanto na frente quanto atrás do cartão.
Verniz Localizado ou UV Localizado: É uma camada de laminação em áreas específicas do cartão, em geral acompanhando parte da arte ou do texto, muito usado para deixar o cartão com destaque sublime.
Laminação fosca: Muito usado para cartões com verniz localizado, trata-se de uma camada de "plastificação fosca podendo ser frente ou verso mantendo o cartão fosco porém mais resistente a água e consequentemente deixando mais firme.
HotStamping: Uma laminaçã o Metalizada e Localizada, este deixa o cartão bem luxuoso, existem várias cores metalizadas e jateadas em ouro ou prata, muito usado em empresas jurídicas, salões de beleza de luxo e quem quer destaque sério e nobre.
Baixo relevo: Pouco usado, além de estar impresso ele tem baixo relevo acompanhando a impressão ou criando uma arte em baixo relevo onde desejar.
Existem diversos tipos de papéis e acabamentos especiais no mercado que você pode investir, quanto mais criativo mais destaque terá, converse com seu designer e veja com ele qual acabamento possui nas gráficas locais ou na internet, veja se há a possibilidade de receber uma amostra para conhecer melhor a textura e o trabalho deles.
"Lembre-se a "impressão" é a primeira que fica, logo seu cartão terá um "papel" muito importante no "acabamento" de sua negociação rsrs." Sucesso!
Deseja fazer um orçamento de cartão de visita:
eu@soupublicidade.com.br - Contato
Comments