ROI: Entenda o Por que deve-se calcular o retorno de Investimento.

ROI é a sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento. Esta é uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos, principalmente na área de Marketing. Para calcular o ROI, é preciso levantar a receita total, subtrair dela os custos e dividir esse resultado também pelos custos.

Dessa forma, você pode identificar quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que possam performar ainda melhor.

Essa métrica é essencial porque permite que você avalie como certas iniciativas específicas contribuem com os resultados da empresa. Logo, é com base no ROI que conseguirá planejar metas baseadas em resultados tangíveis e entender se está valendo a pena ou não investir em determinados canais.


Existe uma fórmula simples para entender como calcular o ROI, que consiste em:

ROI = Receita - Custo Divido pelo Custo.

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Exemplo: imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula de ROI acima, temos:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000ROI = 9


Neste exemplo meramente ilustrativo, o Retorno Sobre o Investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem – no caso, 900% de retorno.


Por que é importante calcular o ROI?

O ROI é um indicador eficaz quando se trata de calcular o retorno de uma aplicação, sendo adequado a todos os investimentos e diferentes canais, como os feitos em campanhas de marketing, eventos, dentre outros.

Investidores também irão olhar para o ROI quando avaliarem sua empresa, já que é fundamental saber quanto você ganhará para calcular se o investimento vale a pena.

Estar atento a esse indicador também permite que a sua empresa planeje as metas com base em resultados possíveis de alcançar, observando o que foi realizado anteriormente. Pode identificar, ainda, o tempo que os investimentos levam para trazer retorno em cada área.

Tenha em mente também que sua empresa deve entender o que o ROI significa para ela e como a métrica influencia os seus objetivos. Trace metas realistas e monitore constantemente.


Dica para multiplicar o ROI: otimize suas taxas de conversão!

Como estão as taxas de conversão do seu site? Quer você tenha respondido que elas estão satisfatórias, quer você ache que elas estão ruins, saiba que sempre há espaço para aprimorar.

E para melhorá-las com base nos resultados, você deve seguir alguns preceitos de CRO (Conversion Rate Optimization – Otimização da Conversão).

O benefício mais imediato de CRO é, como o nome já diz, a otimização da taxa de conversão, ou seja, a melhoria de uma página – ou mesmo de todo um site – para que ela traga mais conversões a partir do mesmo volume de tráfego.


Mas qual a relação entre CRO e ROI?

Cada dia com uma página, um anúncio ou uma Landing Page ruim de conversão no ar é sinônimo de dinheiro jogado fora. Então faça a seguinte pergunta a si mesmo: “quanto ganharei em um ano se aumentar minha taxa de conversão em 25%, 50% ou 100%?”

Otimizar a conversão de suas páginas, anúncios, campanhas de email, posts do blog, posts nas redes sociais e outras ações de Marketing Digital significa gerar mais resultados – o que impacta diretamente no ROI.


Confira alguns benefícios de utilizar o CRO e como ele pode melhorar o retorno do investimento em Marketing Digital para o seu negócio:

Aumento do lucro: não apenas o faturamento aumenta, mas também o ganho sobre o investimento é maior, pois utiliza a mesma estrutura para trazer mais resultados.Mais verba para tráfego: combinar crescimento no tráfego com CRO é muito poderoso para as empresas. Gerando mais dinheiro para investir em tráfego, você obtém mais conversões, gera mais vendas e pode voltar a investir mais em tráfego.Mais flexibilidade para ações de mídia paga: gerando mais conversões e vendas, você tem mais dinheiro para pagar por visitantes com anúncios pagos.


Assim, você tem um poder de barganha maior com o Google, aumentando sua distância em relação aos concorrentes. Fonte: Resultados Digitais.

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