As empresas que mantêm o foco no cliente e na sociedade moldam seus produtos e ofertas a partir do diagnóstico de necessidades. Por isso, nos dias de hoje, o empreendedor atento às exigências do consumidor conduz todos os processos e procedimentos de seu negócio sob um olhar ambiental, a fim de viabilizar a ecoeficiência da empresa e seus produtos.
Esse direcionamento se deve ao fato de que o consumidor da atualidade busca, podendo até pagar mais, por produtos e empresas sustentáveis, pois se preocupa com a atual e futura condição do planeta. O consumidor consciente leva em consideração questões como gestão de produtos ecoeficientes, embalagens pouco poluidoras e qualidade.
A manutenção de um planeta saudável passa, assim, a ser a base do equilíbrio/sucesso do negócio. A empresa deve, portanto, compreender como trabalhar o marketing sustentável, e agregar valor de imagem e reputação frente aos potenciais clientes. Isso significa incluir/adotar aspectos de respeito e menor impacto ao meio ambiente, desde o planejamento estratégico da empresa e, assim, avaliar a melhor relação econômica, ambiental e social em cada um dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção).
Adequando os 4Ps do marketing à gestão sustentável
Abaixo, você confere algumas práticas sustentáveis para adequar os 4Ps à gestão sustentável na sua empresa:
Preço
Há clientes que pagam mais por produtos e marcas que incluem a sustentabilidade na linha de produção e na gestão. Lembre-se de considerar o custo do seu produto ou serviço; o custo da ação de sustentabilidade; a tributação; as despesas, bem como sua margem de lucro para gerar o preço final de seu produto.
Confira algumas iniciativas para adequar o preço à questão sustentável:
Dê preferência a acordos comerciais com fornecedores que mantêm ações sustentáveis. Faça acordo com empresas que trabalham com produtos sustentáveis, fornecendo seu espaço para que elas possam fazer divulgação de sua marca e, em contrapartida elas reduzem seus preços para serem comercializados junto aos seus clientes.
Produto
O P de produto também pode ser explorado no que diz respeito à sustentabilidade. Utilizando práticas sustentáveis na geração dos serviços e produtos da sua empresa, você agregará valor e fortalecerá a imagem da marca.
Confira algumas dicas:
Opte por embalagens recicláveis, elas serão reutilizadas no futuro com matéria-prima de outros materiais.Opte por insumos não refinados para feitoria do seu produto. Além de serem mais saudáveis, ajudam o meio ambiente por não passarem pelo refino e clareamento químico.Para a confecção do seu produto, escolha matéria-prima que foi reciclada ou que tenha algum selo que comprove sua responsabilidade socioambiental.
Ponto de venda
Para implementar a gestão sustentável no seu ponto de venda, é preciso avaliar se todos os processos da sua empresa, desde a produção até a distribuição de produtos e serviços, são sustentáveis. A partir desta análise, é possível identificar o deve ser alterado para tornar o ponto de venda mais sustentável.
Abaixo uma lista de ações que devem ser adotadas para deixar o ponto comercial sustentável:
Use equipamentos com baixo consumo de energia;Venda pela internet, desta forma você minimiza a circulação de carros, e facilitando a vida do seu cliente;Faça o uso inteligente de insumos para melhor relação custo x benefício dos seus serviços e produtos;Use luz natural em ampla escala.
Promoção
A divulgação dos seus produtos, bens e serviços também são geradores de poluição e lixo. As práticas abaixo ensinam como comunicar o seu negócio, reduzindo os impactos ao meio ambiente:
Explore mais a internet como meio de divulgação; e dê preferência ao e-mail marketing; e propagandas em mídias sociais também contribuem para a redução de lixo gerado pelo descarte de papel. Diminua a quantidade de papel não reciclável gasto na sua comunicação. Veicule propagandas através de estações de rádio. Utilize serviços de envio de mensagens por telefone (SMS) em promoções da empresa. Utilize-se da vitrine de sua loja e sua fachada, com uma decoração atraente, para a divulgação do seu negócio. Os painéis eletrônicos em locais de grande circulação são uma ótima maneira para realizar a comunicação com seu público-alvo. Fonte: Sebrae
Comments