Não é à toa que o Instagram é uma das redes sociais mais importantes para quem quer consolidar sua marca na internet. Com mais de 1 bilhão de contas ativas em todo o mundo, a rede social tem uma característica peculiar (e muito interessante para o marketing): seu público é aberto à presença das empresas por lá. Segundo o próprio Instagram, 80% dos usuários seguem algum perfil comercial na rede.
Mas, apesar de todo esse potencial para o marketing, até meados de 2016, o Instagram ainda não oferecia recursos para páginas comerciais. Muitas empresas usavam perfis pessoais para se relacionar com o público, e acabavam limitadas na hora de implementar estratégias de marketing mais assertivas.
Mas isso mudou. O Instagram for Business (ou, Instagram para empresas), foi criado com o intuito de permitir a criação de perfis comerciais e, claro, facilitar os anúncios e o monitoramento na rede.
Se você ainda não está tão familiarizado assim com a ferramenta, este post é pra você! Vamos te explicar o que é o Instagram for Business e como você pode utilizá-lo para melhorar a performance da sua empresa na plataforma.
O que é Instagram para empresas?
Desde a compra do Instagram por Mark Zuckerber, dono do Facebook, algumas atualizações já eram esperadas.
Diante do potencial de monetização da rede, não faria muito sentido o pai do Facebook não lançar features que permitissem o uso empresarial e, claro, os anúncios no Insta. E isso aconteceu.
O lançamento do Instagram for business deu às marcas:
a possibilidade de ter um perfil comercial; o acesso à métricas e anúncios.
Quais são as funcionalidades do Instagram for Business?
Para te ajudar a entender como aproveitar os recursos do Instagram para empresas, vamos, primeiro, listar as principais funcionalidades do Instagram for Business. No final deste post, daremos 3 dicas para você começar a usar a ferramenta!
Perfil comercial no Instagram
Como dissemos lá em cima, o Instagram for Business trouxe às empresas a possibilidade de terem um perfil comercial dentro do Instagram. Até pouco tempo atrás, muitas delas acabavam usando contas tradicionais para fazer marketing, o que limitava sua atuação e resultados.
Ao migrar sua conta pessoal para perfis comerciais, as empresas passaram a poder incluir informações como telefone, endereço e e-mail diretamente no perfil. Essas informações aparecem para os usuários como um botão de contato ao lado da foto do avatar. E, acredite, isso aumenta – e muito – as chances de conversão de clientes por lá.
Aqui, um lembrete: para migrar sua conta pessoal para um perfil comercial do Instagram, você precisará ter uma página comercial no facebook. Isso porque, até mesmo seus anúncios, serão publicados através do gerenciador de anúncios do facebook. Então, essa sincronização é essencial.
Como converter o perfil pessoal em perfil comercial no Instagram?
1 – Acesse as configurações do seu perfil no Instagram;
2 – Escolha a opção “Alternar para o perfil comercial”;
3 – Marque a Fan Page do Facebook que deseja associar ao perfil comercial. Para não ter problemas na sincronização, configure seu perfil como “público”;
4 – Em “Configurar seu perfil comercial”, insira seus contatos empresariais;
Perfil comercial no Instagram criado com sucesso!
Métricas
Visualizações, curtidas e comentários eram as únicas métricas acessíveis aos perfis do Instagram antes da ferramenta. Felizmente, isso mudou.
Com o Instagram for Business, é possível acessar diferentes métricas e indicadores de performance. O que é ótimo para as empresas que querem otimizar sua estratégia na rede social.
Entre as métricas possíveis de serem acompanhadas no Instagram for Business, estão:
Alcance
Assim como no Facebook, o alcance é o número de contas únicas que viram algum de seus posts. E essa métrica diz muito sobre como o algoritimo do instagram vê a sua página. Isso porque, quanto maior for seu alcance orgânico, sinal de que sua página é realmente interessante para os seus seguidores.
"Vale sempre otimizar posts, boas imagens, melhorar as legendas e usar Hashtags para aumentar esse indicador."
Impressões
Esta métrica se refere ao total de vezes que as publicações de uma página foram vistas.
Ela pode te ajudar a entender, por exemplo, se o seu perfil está mesmo interessante para o público. Lembrando que, quanto mais interessantes e compatíveis com sua persona seus posts forem, maior será o seu alcance e, claro, mais impressões você terá.
Visualizações do perfil
Métrica que diz quantas vezes seu perfil foi visto. Essa é outra que, quanto maior for, melhor!
Cliques no site
Eis uma valiosa métrica de conversão do Instagram para empresas.
Por indicar quantos usuários você conseguiu efetivamente levar ao seu site através do Instagram, essa métrica é capaz de te dizer se sua estratégia está ou não dando os resultados esperados.
Principais publicações
Com base no número de impressões do seu post, essa métrica indica quais são as suas principais publicações.
Seguidores
Essa métrica pode te ajudar muito na hora de descobrir os melhores horários para postar no Instagram. Com nosso parceiro de postagens agendadas e chats simultâneos mLabs.
Isso porque ela pode te dizer em qual horário seus seguidores estão mais ativos na rede. Além disso, ela te dará informações como número de seguidores novos, gênero, faixa etária predominante, localidades e etc.
Anúncios no Instagram
Como dissemos lá em cima, outra funcionalidade do Instagram for Business é são os anúncios. Inclusive dentro do Instagram Stories.
"Para anunciar por lá, você precisará usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Como usar o Instagram for Business para aproveitar todo o potencial do Instagram?
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