5 tendências das Redes Sociais mais usadas

Atualizado: 28 de Jun de 2019


É fundamental “conhecer o terreno”, ou seja, estar informado sobre os hábitos dos usuários e sobre os Meios Sociais em si.


Ter uma noção geral do panorama e contexto onde você toma decisões diariamente é fundamental para atingir os seus objetivos.



1 - O que as pessoas fazem enquanto estão conectadas nas Redes Sociais?


Saber o que as pessoas fazem quando  estão conectadas nas redes sociais mais usadas é o principal desejo de infinitos especialistas em marketing digital ​​e Social Media Managers. O motivo? Porque saber como as redes sociais são usadas permite elaborar propostas para os usuários com muito mais probabilidade de sucesso ao gerar interações.

Neste contexto, diferentes estudos revelaram como os usuários gastam o seu tempo quando estão no Facebook e no Twitter. Estes são os resultados obtidos:

No Facebook: a atividade mais registrada no Face é o clica no botão Curtir. Esse dado, obtido a partir de um estudo feito pela Global Web Index, deixa claro que os usuários do Facebook utilizam esta rede para se conectar com seus amigos.


2 - Quais são as características do usuário padrão do Facebook?


Um estudo recente analisou as estatísticas do Facebook (Facebook Insights) de 20 “gigantes” da mídia com forte presença nesta rede social, incluindo o The Huffington Post, BuzzFeed, Yahoo e outros. Estes são os dados obtidos:

  • A audiência no Facebook em 18 dos 20 meios de comunicação pesquisados é predominantemente masculina.

  • Apenas 2 dos 20 meios analisados, ​​tiveram uma audiência predominantemente do sexo feminino (Yahoo e BuzzFeed).

  • A maioria das pessoas que seguem as Fan Pages dos 20 meios estudados concluíram os estudos universitários.


3 - Usuários do Instagram interagem mais que os do Facebook.


Um recente estudo feito pela Quintly mostrou que, no Instagram, a quantidade de interações gerada pelos usuários é 10 vezes maior que a do Facebook. Para chegar à esta conclusão, mais de 5 mil contas da “rede das fotografias” foram estudadas, o que permitiu entender o altíssimo nível de dinamismo do Instagram.

Mais especificamente, o estudo teve como foco descobrir o Índice de Interação do Instagram. Para fazer isso, foi preciso dividir as interações encontradas nos posts pelo número de seguidores da conta. Os resultados surpreenderam, já que o Índice de Interação do Instagram, cujo valor é 4,80 por 100 seguidores, superou – e muito – o do Facebook, de apenas 0,72.


Por sua vez, especialistas em marketing das Redes Sociais mais usadas realizaram um estudo de mais de 2500 contas no Instagram, para saber o nível de envolvimento(engagement) dos usuários em cada publicação. Os resultados superaram os índices de sites como Twitter e Facebook.

Para saber até que ponto o índice de engajamento dos usuários do Instagram é maior que o das outras tendências das redes sociais mais usadas, veja os números:

  • Índice de engajamento no Instagram: 2,81%

  • Índice de engajamento no Twitter: 0,21%

  • Índice de engajamento no Facebook: 0,25%

Outro fato interessante que a pesquisa forneceu é que a publicação de fotos no Instagram continua criando mais interações do que o vídeos. O estudo também revelou que mais de 90% das interações registradas são Likes, que as grandes contas postan uma média de 7,24 vezes por dia e, as pequenas, uma média diária de 1,6.


4 - Quais são os melhores horários para publicar e republicar?


Especialistas da Chartbeat definiram os melhores horários para postar. Para chegar à conclusão, eles se propuseram a estudar a correlação entre o tráfego web de várias páginas e as interações nas redes sociais. Assim, conseguiram perceber que tanto o tráfego como as interações começam cedo, já no início da manhã, com pico ao meio-dia e tendem a diminuir durante o final da tarde.

A partir desta investigação, concluiu-se que o tráfego nas redes sociais é baixo em comparação com o resto da Web a partir de 5:00 da madrugada até o meio-dia. Tende a aumentar a partir das 15:00 até 01:00 da madrugada. Dessa forma, estabeleceram que, a partir do final da tarde tarde até aproximadamente meia-noite, é o melhor momento para atingir seu público.




Por outro lado,  pesquisadores de tendências das redes sociais mais usadas concentraram sua atenção no desenvolvimento de um algoritmo para saber quais são os retweets que geram mais interações. Para isso, pesquisaram retweets que introduzem pequenas variações no formato de cada post a fim de determinar qual deles recebeu respostas mais favoráveis.

Os resultados mostraram que os tweets criados com as seguintes características são os mais aconselháveis para conseguir mais interações na hora de criar um retweet:

  • Crie tweets  com o característico estilo informativo das Manchetes de jornal.

  • Peça para os usuários compartilhem as informações com seus seguidores.

  • Reduza o uso de menções e hashtags.

  • Use termos positivos ou negativos na mesma proporção.


6- Postagens com imagens geram mais de repostagens.

A consultoria Stone Temple  analisou recentemente mais de 2 milhões de tweets para saber se comportavam diferentes fatores usados em cada publicação. Por tanto postar conteúdos com imagem gera mais resultados, mas evite artes em baixa qualidade, investir no visual da empresa em suas postagens torna a sua página mais séria.


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